quarta-feira, 9 de abril de 2008

Defesa Pessoal - Junior Urbana Survival


A segurança das crianças é uma preocupação crescente nos dias que correm.

Porque é importante estar cada vez mais atentos ao que nos rodeia, e estarmos alertas para potenciais situações de perigo, principalmente para as crianças, O Planeta dos Traquinas convidou o Performance Group de Jeet Kune Do Unlimited Portugal para nos ensinar algumas regras básicas de Defesa Pessoal.

Assim, O Planeta dos Traquinas contará com duas intervenções, integradas no Programa URBANA JUNIOR SURVIVAL, uma vocacionada essencialmente para os Pais, e outra vocacionada para adolescentes.

E o que é o URBANA JUNIOR SURVIVAL? O Performance Group de Jeet Kune Do Unlimited Portugal responde:

URBANA JUNIOR SURVIVAL é o programa de protecção e segurança para menores de 13 anos da AWARE – Associação Portuguesa de Ciências de Combate. O referido programa apresenta-se dividido por faixas etárias, com marcadas diferenças entre o programa para menores de 9 anos, e o programa para as crianças entre os 10 e os 13 anos de idade.

Os módulos em comum são os que se destinam à preparação e correcto esclarecimento dos pais e dos profissionais com competências no acompanhamento e educação de crianças.

Todo o programa foi delineado e é constantemente actualizado, tendo como base a identificação dos dois verdadeiros inimigos da segurança de uma criança: a falta de informação e, pior, a informação que parte de pressupostos errados e por isso perigosos.

Os perigos mais comuns a que uma criança está sujeita, por intervenção propositada de terceiros, são o rapto, com ou sem o objectivo do abuso sexual, o “Bullying” (agressão continuada ou esporádica por parte de parceiros de idade e localização próxima), e o assalto.

Contra este tipo de acção, existem medidas preventivas cuja aplicação, uma vez conhecida por ambos, criança e adulto responsável pela criança, apresenta resultados bastante eficazes. É sobre essas medidas que se debruça este programa, no que concerne à informação teórica.

No programa dirigido às crianças, as diferenças entre os dois formatos divididos por faixas etárias prendem-se precisamente com aspectos práticos, por força de cenários, situações, e mentalidade diferentes, e tendo como base o estudo de diversas organizações, no que concerne ao tipo de actividade física, metodologia e discurso adequado às crianças, conforme as faixas etárias.

Este é o programa URBANA SURVIVAL mais complexo e simultaneamente o mais simples em aparência, por termos a consciência da importância que tem a manutenção da ingenuidade infantil e. ao mesmo tempo, a fragilidade que uma criança apresenta, como vitima.

Esperamos, como você, pelo dia em que possamos abandonar este programa, por terem desaparecido deste planeta os perigos que referimos acima.

Até lá, acreditamos que a atitude mais responsável da nossa parte é a transmissão e revisão constante do URBANA JUNIOR SURVIVAL, e da sua parte a frequência atenta e interessada das nossas acções de formação.

Venha aprender mais sobre o Performance Group de Jeet Kune Do Unlimited Portugal , e sobretudo sobre segurança, n'O Planeta dos Traquinas!

É no dia 1 de Junho, o Dia de todas as Crianças!