quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mó de Vida - Sabe o que é o Comércio Justo?

O que é o Comércio Justo? Sabe?


Então venha conhecer a Mó de Vida, que vai dar um pouco mais de cor ao nosso Planeta dos Traquinas! Estendemos-lhes o convite para participar na nossa festa e eles aceitaram!


Vão estar presentes com uma banca de divulgação de Produtos Comércio Justo, e ainda nos vão ajudar a sensibilizar as crianças que visitam a festa, e os adultos que as acompanham, para os principios do Comércio Justo, com um pequeno Teatro Interactivo, em que as crianças poderão participar, e quem sabe um ou outro adulto ;)


E quem melhor para explicar o que é o Comércio Justo, senão as entidades que o promovem?





Aqui fica um excerto do site da Mó de Vida, que lista os desafios do Comércio Justo:


DESAFIOS
*Um modelo de desenvolvimento baseado na Economia Solidária, que valorize as pessoas, o trabalho colectivo, a equidade e cooperação, face à competição e da concentração de riqueza nas empresas transnacionais;


*A Soberania Alimentar, no Sul e no Norte, que consiste no direito dos povos decidirem de que forma e que alimentos produzir;

*Transformar os produtos localmente, valorizando o papel dos produtores(as) locais e não sendo vistos como meros fornecedores de matérias-primas;

*Favorecer os mercados internos e locais, tanto no Norte como no Sul do globo, com o fortalecimento de circuitos curtos;

*Uma relação directa e transparente entre quem produz e quem consome, com base na agricultura familiar, produção biológica e valorização dos processos tradicionais e o saber fazer, que aproximem o produtor do consumidor;

*Solidariedade com a Via Campesina - movimento internacional que integra a maioria das experiências organizativas dos trabalhadores rurais- nas propostas que contemplam o reconhecimento do papel fundamental dos pequenos e médios produtores para a manutenção de um mundo rural vivo.

*Trabalhar com produtores que funcionem de forma colectiva, comprometidos com a realidade social, política e ambiental do seu território.


A Mó de Vida é uma ONG* de Desenvolvimento, que procura contribuir para a criação de uma consciência crítica ao modelo de desenvolvimento vigente.



*Organização Não Governamental


Foi a primeira Cooperativa de Consumidores portuguesa, criada para desenvolver a actividade do Comércio Justo e Solidário.


Escolheram a Margem Sul para se estabelecer, mas não foi por acaso! Esta margem foi o berço de experiências fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo em Portugal, registando, ainda hoje, uma forte representação do movimento, que aposta na modernização das suas estruturas e no trabalho que visa o consumo responsável, o respeito pelos direitos laborais e a preservação ambiental.

Venha conhecer a Mó de Vida no nosso Planeta, o Planeta dos Traquinas, no próximo dia 1 de Junho, Dia da Criança, e conheça os principios do Comércio Justo! Pergunte, questione, critique! Interesse-se! ;)


Esperamos lá por si!